Pular para o conteúdo principal

Tempo de Poda e Espera

“ ...e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto.” Jo 15,2,  interessante esse versículo, eu sempre achava que a parte chata era a poda, mas descobri que na prática me incomodo mais com a espera dos novos frutos.

No começo de 2015 comprei uma violeta, pra dar um pouco mais de "vida" lá em casa. Moro sozinha, sempre achei plantas uma perda de tempo, mas decidi comprar uma pra marcar um novo tempo na minha vida, um tempo onde eu estava decidida a romper meus limites, fazer coisas que até então não me achava capaz, tipo cuidar de uma planta. Inicialmente pensei em comprar um cacto, mas isso seria duvidar demais da minha capacidade, então comprei uma violeta, linda, simples de cuidar, perfeita pra mim.

Pois bem, no começo tudo eram flores (literalmente) a violeta estava com flores lindas, eu regava, tirava os excessos das folhas, sempre nascia mais flores, fiquei super empolgada, durou seis meses, até o dia que tive que podar as flores que estavam murchando e ficando feias, era necessário podar para dar novas flores. Depois de podar precisava esperar o tempo oportuno, no começo normal, faz parte do processo, mas depois fui desgostando e esquecendo a minha planta porque as flores não vinham.


Um mês atrás olhei aquela planta, só folhas verdes, estava com a terra seca do vaso, me lembrei do que ela representava e fiz memória das coisas que aconteceram na minha vida desde que a comprei. Incrível como minha vida parecia representada ali, tive várias podas, doloridas nesse tempo, estava á espera dos novos frutos que não vinham e parecia que nunca viriam, como as flores daquela violeta.

Nesse instante me dei conta que nunca mais veria violetas e nunca veria frutos em minha vida, se eu ficasse numa espera parada, se eu não regasse a minha vida de Intimidade, busca concreta em viver com alegria e plenitude a vontade de Deus. Então percebi que é mais fácil pra eu aceitar a dor da poda, do que viver a espera dos novos frutos, simplesmente porque não consigo controlar o tempo das coisas, e nem como acontecerão.

Mas nessa aventura de Ser de Deus, devo somente me abandonar á vontade dEle, aceitar as podas e a espera pelos novos frutos com a mesma disposição, num amor perene e constante. Afinal de contas “Sou um lápis nas mãos de Deus. É Ele quem me escreve.”¹  e minhas respostas, não podem ser baseadas nas sensações e sentimentos, mas na fidelidade de quem ama para sempre.

E a minha violeta? Bom, assim como ela representou lá em 2015 uma nova fase na minha vida, ainda hoje cumpre sua função, estou a um mês regando periodicamente, cuidei da terra do vasinho, e acredite, nasceu o primeiro broto da futura violetinha..\0/\0/\0/..

Que o Bom Deus nos abençoe e Maria nos guie nessa Aventura de Ser de Deus entre podas e esperas.

¹ Beata Madre Teresa de Calcutá

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coraline e o Mundo Secreto

Quero começar esse post com um aviso, se você não gosta de spoilers, por favor, pare a leitura aqui. Para contextualizar meu pensamento sobre o filme preciso revelar algumas partes dele. Se você decidiu continuar a leitura, vamos ao que interessa. Primeiro uma sinopse do filme: Entediada em sua nova casa, Coroline Jones um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo. Vi essa sinopse e fui ver o filme, ao final cheguei a seguinte conclusão “que filme chato, não me acrescentou nada na vida, 😒”. Perfeitamente normal ninguém é obrigado a gostar de todo filme que assiste. Esse não é um post de como não gostei do filme, mas de como ...

Gordofobia espiritual

Eu fui uma criança gorda que era zuada na escola. Quando descia do ônibus escolar ficavam cantando pra mim "gordurinha, gordurão, vai saindo de montão", embora a musica original fosse sobre malhar e perder gordura, eles usavam isso como trocadilho por eu estar saindo do ônibus. Fora isso tinha os apelidos Janjão, Anaconda, e por ai vai. Vida seguiu continuei gordinha até resolver cuidar melhor da alimentação e começar a praticar atividade física, mas, esse não é um texto sobre superação, ou texto motivacional, nada desse tipo. Comecei contando um pouco da minha história pra dizer que pra mim foi um sofrimento ser gorda, que além de todo estigma social, tem a questão da saúde também. Você pode estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com ser de Deus? Pois bem, nessa aventura de ser de Deus de corpo e alma, o Senhor me deu uma inspiração sobre essa questão de peso corporal. Outro dia refletindo sobre a passagem do Evangelho que diz  “Fazei todo esforço possível pa...

Para todos os garotos que já amei

***ALERTA DE SPOILER*** Mais um post sobre filme sim! Dessa vez gostaria de partilhar uma reflexão sobre o filme PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI. O filme é uma versão do livro escrito por Jenny Han e conta a história de Lara Jean; uma garota que escreve cartas de amor secretas para todos os paqueras que ela teve, mas nunca as envia. Lara Jean guarda suas cartas numa caixa, segura, escondida, pra que ninguém saiba dos seus sentimentos. Um belo dia, sua irmã mais nova pega as cartas e as envia para todos, mudando completamente a rotina de vida de sua irmã. Esse é um tipo de filme que você assisti quando não quer pensar muito, só relaxar a mente, passar um tempo. Essa era minha ideia ao assistir o filme, no entanto, o mover do Espirito Santo me fez refletir em quantas vezes eu sou uma Lara Jean que esconde os sentimentos por medo de me comprometer, por medo de me ferir, por egoismo em não partilhar minha vida, quem eu sou, com o que há de bom e o que há de ruim também.  ...