Pular para o conteúdo principal

Ser santo ou ser jovem?

Ser jovem, cheios de energia, de sonhos, de desejo de conquistar o mundo, de fazer a diferença, de deixar a nossa marca. Que alegria essa força da juventude!

Nesse turbilhão de emoções que explodem em nosso coração, somos tentados a tomar diferentes caminhos na vida para dar vazão a todo esse desejo de intensidade; eu posso pegar esse desejo e fazer maratona de série na Netflix por um dia inteiro, posso também sair num “rolê insano” com a galera e me lembrar das coisas apenas pelo que postei no Instagram, posso fazer o que eu quiser, afinal de contas sou jovem e cheio de possibilidades à minha frente, o que importa é viver tudo que há pra viver. Somos jovens em busca de afirmação da nossa identidade, de descobrirmos quem somos, do que gostamos, do que amamos e de descobrirmos quem nos ama.

São nos oferecidas tantas formas de vida, tantas possibilidades de encontrar a felicidade e o amor, que quando alguém fala em santidade e em ser de Deus, ficamos com a sensação de que algo nos será roubado da vida, que ser santo é uma chatice de velho. Olhamos para esse lance de santidade e ficamos naquela “Ser jovem ou ser santo: eis a questão?”.

Eu vou dizer uma coisa pra vocês, sem medo de errar, NÓS PODEMOS SER OS DOIS!!! Podemos ser SANTOS SEM DEIXAR DE SERMOS JOVENS. Sabem porquê? Porque a santidade é o chamado de todos nós filhos de Deus “sede santos, porque Eu sou santo” 1 Pd 1, 16.

Ser Santo?

Ser santo é plenificar a nossa vida, é dar sentido a nossa juventude, é direcionar o desejo do nosso coração de viver vida intensa, para viver a intensidade do Céu. Porque limitar a nossa vida em conquistar apenas o mundo se podemos ter muito mais do que isso? Por que nos limitarmos em viver um amor para sempre, se podemos viver um amor além do para sempre, um amor eterno?

Você pode nem acreditar em Deus, no céu, achar tudo isso uma bobagem, mas não pode negar que dentro do seu coração jovem existe um vazio a ser preenchido, que por mais que você tenha tentado preencher com alguma coisa visível e sensível aqui da Terra, ele permanece a e permanecerá enquanto não se lançar nessa aventura da santidade. Deus não quer roubar a sua vida, nem sua identidade, não quer desfigurar quem você é. Muito pelo contrário, Deus quer dar sentido à sua vida, quer mostrar que você pode ser o que quiser, inclusive ser Santo. Ser um universitário santo. Ser um profissional santo. Ter um namoro santo e construir uma família santa.

Volto a dizer que ser santo não é algo contrário à nossa juventude, mas algo intrínseco a ela. São Domingos Sávio, santo de 14 anos, Santa Teresinha do Menino Jesus, santa com 24 anos, São José Sanchez Del Rio, santo mártir com 14 anos, poderia citar uma lista enorme aqui de jovens santos pra atestar que a santidade é possível independentemente da idade que temos. Eles deixaram sua marca no mundo, não tiveram sua juventude roubada, muito pelo contrário, eles são exemplos de como gastar nossa juventude por um ideal para conquista da felicidade e do amor.


Talvez você se pergunte “eles foram santos em outra época, como faço pra ser santo agora?” E a resposta é simples: fazendo o mesmo que eles, abrindo as portas do seu coração para Cristo, aceitando o desafio de ser fiel todos os dias e usando os meios que até hoje temos, oração, Eucaristia, confissão, boas amizades. Os santos não foram pessoas diferentes de nós, tinham sonhos, amaram, se divertiram com os amigos, tiveram família, estudaram, trabalharam. A única diferença é que eles chegaram no céu primeiro.

É possível ser santo sem deixar de ser jovem. Não olhemos para aqueles que já chegaram no céu, como um ideal inalcançável, mas como exemplos de que nos é possível viver a singularidade de quem somos no caminho de santidade que Deus nos propõe, único e específico.

Não tenha medo de aceitar esse desafio e se lançar nessa aventura da santidade. Não tenha medo de entregar seu coração para Cristo, de ser santo na sua juventude e por toda sua vida. Não tenha medo de trocar o vazio existencial que tenha no seu coração por um coração cheio do Espírito Santo.

“Ser de Deus é uma grande aventura, mas vale a pena correr todo o risco” Santa Teresa Benedita da Cruz

Que o Bom Deus nos abençoe!


Postado originalmente em https://pantokrator.org.br/po/artigos-pantokrator/ser-santo-ou-ser-jovem/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Coraline e o Mundo Secreto

Quero começar esse post com um aviso, se você não gosta de spoilers, por favor, pare a leitura aqui. Para contextualizar meu pensamento sobre o filme preciso revelar algumas partes dele. Se você decidiu continuar a leitura, vamos ao que interessa. Primeiro uma sinopse do filme: Entediada em sua nova casa, Coroline Jones um dia encontra uma porta secreta. Através dela tem acesso a outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo. Vi essa sinopse e fui ver o filme, ao final cheguei a seguinte conclusão “que filme chato, não me acrescentou nada na vida, 😒”. Perfeitamente normal ninguém é obrigado a gostar de todo filme que assiste. Esse não é um post de como não gostei do filme, mas de como ...

Gordofobia espiritual

Eu fui uma criança gorda que era zuada na escola. Quando descia do ônibus escolar ficavam cantando pra mim "gordurinha, gordurão, vai saindo de montão", embora a musica original fosse sobre malhar e perder gordura, eles usavam isso como trocadilho por eu estar saindo do ônibus. Fora isso tinha os apelidos Janjão, Anaconda, e por ai vai. Vida seguiu continuei gordinha até resolver cuidar melhor da alimentação e começar a praticar atividade física, mas, esse não é um texto sobre superação, ou texto motivacional, nada desse tipo. Comecei contando um pouco da minha história pra dizer que pra mim foi um sofrimento ser gorda, que além de todo estigma social, tem a questão da saúde também. Você pode estar se perguntando, mas o que isso tem a ver com ser de Deus? Pois bem, nessa aventura de ser de Deus de corpo e alma, o Senhor me deu uma inspiração sobre essa questão de peso corporal. Outro dia refletindo sobre a passagem do Evangelho que diz  “Fazei todo esforço possível pa...

Para todos os garotos que já amei

***ALERTA DE SPOILER*** Mais um post sobre filme sim! Dessa vez gostaria de partilhar uma reflexão sobre o filme PARA TODOS OS GAROTOS QUE JÁ AMEI. O filme é uma versão do livro escrito por Jenny Han e conta a história de Lara Jean; uma garota que escreve cartas de amor secretas para todos os paqueras que ela teve, mas nunca as envia. Lara Jean guarda suas cartas numa caixa, segura, escondida, pra que ninguém saiba dos seus sentimentos. Um belo dia, sua irmã mais nova pega as cartas e as envia para todos, mudando completamente a rotina de vida de sua irmã. Esse é um tipo de filme que você assisti quando não quer pensar muito, só relaxar a mente, passar um tempo. Essa era minha ideia ao assistir o filme, no entanto, o mover do Espirito Santo me fez refletir em quantas vezes eu sou uma Lara Jean que esconde os sentimentos por medo de me comprometer, por medo de me ferir, por egoismo em não partilhar minha vida, quem eu sou, com o que há de bom e o que há de ruim também.  ...